A Usaflex, renomada no mercado de calçados confortáveis, em parceria com a Maio Marketing, destaca-se pelo uso inovador da Smart Audience, uma engine de personalização desenvolvida para transformar a interação digital em vendas efetivas. Este case explora como a integração entre comportamento digital e transacional dos consumidores impulsionou significativamente o engajamento e as conversões no e-commerce.
Desafios
Através da implementação da Smart Audience, a Usaflex pode superar desafios como:
- Aumentar a base de leads
- Converter visitantes em compradores efetivos.
- Personalizar comunicações em massa.
- Recuperar carrinhos de compras abandonados de maneira eficaz.
Solução
A Smart Audience, integrada ao e-commerce da Usaflex, coleta mais de 40 milhões de eventos de comportamento de 1.5 milhões de seus consumidores todos os meses. Respeitando as orientações da LGPD, a plataforma cria dezenas de audiências segmentadas para campanhas de marketing e CRM hiper personalizadas.
Implementação e Estratégia
- Dados em Tempo Real: Coleta contínua de dados permite entender profundamente o comportamento dos consumidores.
- Criação de Audiências Segmentadas: Desenvolvimento de perfis específicos para campanhas direcionadas.
- Comunicações Personalizadas: Envio de mensagens individualizadas através de e-mail e Push On Site, ajustadas às preferências e ao comportamento de compra.
Resultados Destacados
- Campanhas de Abandono de Carrinho: Utilizamos o canal nativo Push On Site personalizado para criar senso de urgência e escassez resultou em mais de 10% na taxa de engajamento e mais de 4,5% de conversão, superando campanhas tradicionais.
- Campanhas de coleta de leads: Utilizamos o canal nativo Push On Site para ofertar o cupom de primeira compra apenas para público que não tem compra, além disso, exibimos a interação de forma integrada à jornada, no momento certo, direcionando a atenção do usuário de forma mais contextualizada. Esta campanha gerou resultados expressivos, tendo aumentado em 3 vezes o volume de leads captados em relação à estratégia anterior, mantendo a mesma taxa de conversão.
- Campanhas de recomendação: Através dos dados de navegação, conseguimos entender a preferência dos consumidores para criar campanhas de recomendação. Neste caso específico, recomendamos produtos que são do interesse do consumidor e que tenham sido remarcados recentemente, criando o e-mail “Alerta: produtos que baixaram de preço”. Este e-mail tem potencial de alcance e recuperação, alcançando mais 7 milhões de envios nos últimos 6 meses. Com taxas de engajamento e conversão significativas para o canal.
- Campanhas de recuperação de carrinho e navegação: Através dos dados de navegação, conseguimos entender o comportamento de abandono de navegação para criar campanhas de recuperação que utilizam dados contextuais e individualizados para criar o argumento de retorno. Estes e-mails tiveram performance de engajamento acima de 30% e conversão significativa para o canal.
Conclusão
As campanhas personalizadas têm participação relevante no resultado, demonstrando o poder da personalização no e-commerce. Os resultados significativos reforçam a eficácia de abordagens baseadas em dados para a criação de experiências de compra personalizadas que não apenas satisfazem, mas também superam as expectativas dos consumidores.
Depoimento
“A solução Smart Audience está apresentando excelentes resultados para a Usaflex, permitindo superar desafios e explorar novas oportunidades de maneira mais eficiente e inovadora. A parceria não só resultou em metas atingidas, mas também proporcionou crescimento mútuo, aprendizado contínuo e um ambiente de trabalho colaborativo.” – Karina Belo, Gerente de Growth Usaflex.